terça-feira, 31 de agosto de 2010

REUNIÃO COM OS COORDENADORES AMBIENTAIS ESCOLARES SOBRE O PLANO DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

A Coordenação do Programa de Educação Ambiental juntos as Escolas Públicas do Município de Cruz esteve reunida durante a manhã do dia 24 de agosto do ano em curso com os coordenadores de meio ambiente das escolas para traçar o plano de ação para a educação ambiental no segundo semestre letivo. Estiverem presentes no encontro os Secretários de Meio Ambiente, Educação, Secretária de Cultura do Município e representante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos de Sobral – COGERH.
A abertura do encontro deu-se inicio com a composição da mesa pelas autoridades presentes e com o uso da palavra destacaram o momento em que as escolas do Município recebiam o material informativo sobre o Meio Ambiente através da Cartilha Conhecendo o Meio Ambiente do Meu Município, Cruz /Ce e das cartilhas educativas que abordam sobre as bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú, bacias estas em que o Município de Cruz está inserido e que deve servir de material didático para ser trabalhado junto aos alunos para melhor conhecerem sobre estas duas bacias e a informação que as escolas passarão a ter sobre o meio ambiente local, através da cartilha lançada, destacaram as autoridades em suas falas.
Em seguida as técnicas das Secretarias de Educação e Meio Ambiente apresentaram a pauta do encontro lembrando que todas as escolas Municipais ali presentes, bem como seus anexos receberam os exemplares das cartilhas sobre as bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú e a Cartilha Conhecendo o Meio Ambiente do Município de Cruz, material este que servirá de subsídio nos planejamentos dos professores para abordarem sobre o conhecimento do meio ambiente local com a finalidade de conhecer para melhor preservar. A idealizadora da Cartilha fez uma apresentação do material para os coordenadores presentes e como reconhecimento pela elaboração do trabalho o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Brandão entregou a educadora ambiental, Maria José, uma medalha dos 25 anos de emancipação política do Município de Cruz, ano este em que foi lançada a cartilha supra citada. As autoridades presentes receberam também alguns exemplares do material que foi entregue para as escolas como reconhecimento das suas participações no encontro.
A Senhora Kamylle Prado representando a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH de Sobral palestrou sobre a importância dos Recursos Hídricos e suas Bacias Hidrográficas, destacando o papel que os Comitês de Bacias tem junto a gestão das águas e destacou o material das cartilhas educativas que abordam as bacias dos rios Acaraú e Coreaú e que as escolas terão a oportunidade de trabalhar com os alunos. Por fim, falou do papel da COGERH no gerenciamento dos Recursos Hídricos no Estado do Ceará.
Tivemos um intervalo para um lanche e na seqüência foi apresentado o plano de ação da educação ambiental para as escolas trabalharem no segundo semestre letivo destacando a atualização das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM – VIDA que as escolas deverão atualizar a partir do mês de setembro, indicador este que será avaliado para o Selo Unicef. O Secretário de educação, Raimundo Otávio em sua fala lembrou que as ações para a educação ambiental serão uma continuidade do plano de ação do primeiro semestre letivo e que para isso as escolas deverão acompanhar de melhor forma para que estas sejam dadas seqüência, destacou as hortas nas escolas também como prioridade, assim como as COM – VIDAS.
A educadora ambiental, Maria José destacou a importância das COM - VIDAS para as escolas como pré – requisito para a inscrição no Selo Escola Verde, certificação ambiental para as escolas do Município de Cruz a partir do ano de 2011.
A tarde foi colocado em prática umas das ações do plano para a educação ambiental no segundo semestre como a formação dos educadores ambientais ministrado pelo CONPAM na pessoa do José Bezerra de Sousa Júnior.
Segue em anexo: o plano de ação para o segundo semestre para a educação ambiental; pauta do encontro; lista de freqüência dos participantes; texto que fala sobre as COM – VIDAS nas Escolas; Relação das escolas e seus anexos que receberam as cartilhas sobre o meio ambiente do Município de Cruz e a cartilha educativa das bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú.
Encerramos com um almoço de confraternização para os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário