terça-feira, 31 de agosto de 2010

2º Encontro do Curso de Formação de Educadores Ambientais

O Curso de Formação de Educadores Ambientais é ofertado ao municípios do Estado do Ceará pelo Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM. Tem como principal objetivo capacitar os professores das escolas municipais sobre temas referentes ao Meio Ambiente, para que os mesmos multipliquem o conhecimento adquirido para seus alunos. A turma é composta por quarenta e cinco pessoas, sendo dois representantes de cada escola municipal. O material didático é formado por cinco módulos, sendo: 1- Educação Ambiental, 2- Sociedade, Cultura e Natureza Ética e Cidadania, 3- Saneamento Ambiental e Infraestrutura, 4- Legislação e Gestão Ambiental, 5- Mudanças Climáticas e Ambientais.


Neste segundo encontro, foi abordado o módulo III Saneamento Ambiental, o ministrante foi o Sr. José Bezerra de Sousa Júnior que tem formação acadêmica na área e é o articulador da Agenda 21 do Estado. Contamos com a presença de trinta e oito alunos, iniciamos às 13:30h com as palavras do Prefeito Jonas Muniz e encerramos as 17:00h. O ministrante abordou os quatro eixos do saneamento ambiental: água, lixo, escoamento e saúde. Foi apresentado vídeos, slide, fotos.
Na oportunidade explanei sobre os principais projetos da Secretaria do Meio Ambiente que acompanho e estão em andamento, tais como: Pela Vida, Pelo verde (distribuição de mudas aos recém-nascidos), Pega Pilhas (recolhimento de pilhas e baterias) e Oficina de Papel Reciclado, neste ultimo elaboramos um calendário onde foi estabelecido o desafio de aplicarmos a oficina de papel em dez escolas municipais ate o final do ano.
Todos gostaram muito da experiencia, o José Bezerra possui um conhecimento vasto e uma facilidade imensa de transmiti-lo. Restam ainda dois encontros para a conclusão do curso, onde os cursantes terão como tarefa de conclusão a elaboração de um projeto a ser aplicado em sua escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário