sexta-feira, 6 de março de 2009

Projeto Oficina de Papel Reciclado

O Projeto visa trabalhar a educação ambiental nas escolas através da reciclagem de papel. Tem como idealizadores o Gestor Ambiental Ricardo Leite e o Técnico Ambiental Carlos Henrique. Nossa primeira experiência na aplicação do projeto foi em outubro de 2008 na escola Municipal CEB Maria Pereira Brandão. Os resultados alcançados foram muito positivos, e neste ano decidimos expandir a Oficina para as demais escolas municipais.

A estratégia que adotamos para a expansão da Oficina foi elaborar um curso de capacitação, onde os coordenadores pedagógicos e professores de artes apreendessem a técnica de reciclar papel e posteriormente aplicassem os conhecimento adquiridos em suas escolas.
Realizamos o curso no periodo de 03/03 a 05/03 de 2009 no espaço Projovem, ao todo participaram vinte e uma pessoas. Este momento foi dividido em três etapas:

1º Introdução
Foi apresentado o Projeto e o relatório com os resultados alcançados na primeira experiência, seguidos de uma explicação teórica dos processos da produção de papel reciclado. A etapa foi encerrada com os alunos iniciando a primeira etapa da reciclagem, picotar o papel e deixar de molho por 24h.




2º Desenvolvimento
Ricardo Leite realizou a demonstração prática da produção de folhas de papel reciclado. Após a demonstração os alunos iniciaram a produção do papel.









3º Conclusão
Foi apresentado um video com todas as etapas do processo da reciclagem do papel, afim de fixar os conhecimentos adquiridos durante o curso. Abrimos um momento para discussões e para esclarecimento de dúvidas. Contamos com a presença do Secretario do Meio Ambiente Sr. José Bezerra de Sousa júnior que nos relatou como esta sendo trabalhada a Politica Municipal do Meio ambiente. Participou também o Secretario de Educação Sr. Raimundo Otávio que firmou um apoio na compra do material e na execução do projeto nas escolas municipais. Infelizmente não foi possivel realizar a entrega do papel produzido para os alunos, por condições climáticas as folhas não secaram. Realizamos a entrega de um Certificado simbólico impresso em papel reciclado a um dos participantes. A Educadora Ambiental da Equipe SEMEIA Maria José de Farias se prontificou a organizar um momento com os participantes do curso para elaboração de uma metodologia e de um cronograma de execução do Projeto, aproveitaremos este momento para a entrega das folhas recicladas, do material didático e do Certificado.







Gostaria de registrar nossos agradecimentos ao Secretario de Educação Sr Raimundo Otávio, ao Secretario de Ação Social Sr. Edilson Vantas por nos ceder o espaço Projovem e nos fornecer o Lanche, a Responsável pelo Projovem Sra. Socorro Aila por nos receber de forma cativa e prestativa, aos participantes da capacitação e a todos aqueles que colaboraram de forma direta ou indireta para a realização deste Curso.


Carlos Henrique Freitas
Técnico em Meio Ambiente
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário