terça-feira, 29 de março de 2011

Posse do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA

Ocorreu nesta segunda-feira dia 28 de março na Câmara de Vereadores a reunião de posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA com a participação do Prefeito Municipal Jonas Muniz e conselheiros. Na oportunidade foram homenageados os conselheiros Vicente Marques Filho e Geralda Pereira Pinto pela assiduidade nas reuniões ordinárias no ano de 2010.








A solenidade de posse ocorreu com a palavra do Presidente do COMDEMA Marcelo Brandão Pessoa nomeando a Educadora Ambiental Maria José de Farias como Secretária Executiva do conselho, dando continuidade o Prefeito Municipal empossou os conselheiros para nova gestão 2011-2013 seguindo da assinatura do termo de posse.
A reunião foi encerrada com a entrega de mudas de Sapoti para os conselheiros.

terça-feira, 22 de março de 2011

Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Minuto Ambiental

O lançamento do Projeto Minuto Ambiental fará parte das comemorações do Dia Mundial da Água. Trata-se da veiculação de spots (vinhetas) enfocando assuntos divididos de acordo com o “calendário ecológico” nas datas alusivas a cada tema durante todo o ano de 2011. A duração de cada chamada será de 01(um) minuto.

E amanhã (22.03), o primeiro spot será apresentado sobre o tema Água. Durante todo o dia serão várias chamadas com enfoque nessa temática.

Serão parceiros nas gravações alunos participantes dos Projetos: “Eu Sou Cidadão” e “Amigos da Leitura” do Município. O Projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Acaraú e Coreaú. O objetivo principal é levar a informação sobre vários temas relevantes, a exemplo a temática água que por sua importância para a vida será o tema de abertura. As demais chamadas serão nas datas, de 28 a 31.03 (Semana da Árvore) nos dias 15, 22 e 28.04, no dia 30.05, de 01 a 05.06 (Semana do Meio Ambiente), nos dias 14 e 16.08, dias 21 a 27.09 (Semana Nacional de Defesa da Fauna), de 04 a 10.10 (Semana de Proteção aos Animais), no dia 12.10 e em Novembro, dia 24 será apresentado o último spot do projeto.

Coordenadores Ambientais Escolares planejam ações para 2011

Em reunião realizada no dia 15.03 com Coordenadores Ambientais das Escolas, foram planejadas as atividades para a Semana da Árvore, nos dias 28 a 31.03. As escolas desenvolverão várias atividades sobre o tema Árvore e sua importância para arborização, sobre o desmatamento, dentre outros. Serão distribuídas mudas de plantas para o plantio nas escolas como fortalecimento do Projeto Escola Verde em Parceria com a SEMACE.

As escolas também desenvolverão atividades sobre a Campanha da Fraternidade/2011 que traz como tema a ser debatido: Fraternidade e a Vida no Planeta. As demais ações foram planejadas de acordo com os meses, em Abril serão realizadas campanhas para a coleta de pilhas e baterias, em maio a realização de oficinas sobre a COM-VIDA, Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas e implantação da A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública de Cruz, no mês de junho as atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente com oficinas para a construção da Agenda 21 Escolar. Também serão atividades para este ano a Conclusão do Curso de Formação de Educadores Ambientais, e a continuação das Oficinas de Papel Reciclado nas Escolas.

As atividades para o Segundo Semestre Letivo serão voltadas para o Programa de Certificação Ambiental das Escolas, Selo Escola Verde.