segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vila Olímpica Será Arborizada com 500 mudas de Árvores

A Secretaria do Meio Ambiente através do Programa Verde, adquiriu com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE a doação de mudas de árvores que darão suporte aos Projetos de Arborização do Município.

Neste mês de março a Vila Olímpica será arborizada com 500 mudas de árvores, cientes da importância das árvores para fornecer ambientes mais amenos e agradáveis para as práticas dos esportes e para ornamentação.

Haverá também a doação de mudas a população entre os dias 21 e 26 de março, nas festividades da Semana da Árvore.

Meio Ambiente: Secretaria lança campanha para recolher lixo eletrônico

A Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos da Secretaria do Meio Ambiente lançada no dia 14.01, nas Festividades do Município, está em desenvolvimento, estamos realizando no momento o recolhimento dos resíduos eletrônicos. Estão participando ao todo treze eletrônicas e assistências técnicas: Eletrônica O Marcos, Eletrônica o Bobó, Eletrônica S.M, Digi Informática, InforCell, Eletrônica R.C, Iwalts Eletro Eletrônica, Fox Lan House, Fábio , Setor de Informática da Prefeitura Municipal, Data CTRL, Alex Mendes e Sandro Sílvio. Os resíduos estão sendo coletados nestes pontos e armazenados no Escritório da Empresa de Serviço de Limpeza na Avenida 14 de Janeiro, 623.


As pessoas que queiram participar, devem descartar seus resíduos nos locais descritos a cima, ou ainda, se a quantidade for grande, podem fazer contato diretamente com a Secretaria do Meio Ambiente para agendar um recolhimento, através dos telefones: 88 3660.1277 e 88 9998.2625.

Lembramos que resíduos eletrônicos são classificados pelo CONAMA como resíduos perigosos, por apresentarem em sua composição metais como: Mércurio, Cádmio e Chumbo que são prejudiciais a saúde. Estes materiais quando descartados incorretamente podem vir causar sérios problemas de saúde, como distúrbios renais, dores reumáticas, dores de cabeça, perda de memória, entre outros. Os materiais recolhidos serão entregues em Fortaleza para a empresa Ecoletas Ambiental, ela atua no segmento de
coleta, segregação, desmonte, transporte e destino final do lixo eletroeletrônico, atende às certificações ambientais e às normas técnicas de manuseio de resíduos sólidos existentes no país.

São exemplos de resíduos eletroeletrônicos: gabinetes (CPU) completos ou faltando poucos componentes, placas eletrônicas, HDs, no-breaks e estabilizadores, aparelhos celulares e telefônicos, maquinas fotográficas e filmadoras, video-games, carregadores, fios, cabos entre outros.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reunião com O Parque Nacional de Jijoca de Jericoacara

Estiveram reunidos no dia 9 de fevereiro, a Equipe da Secretaria do Meio Ambiente, o Secretário de Educação Raí Mota e representantes da Equipe Técnica do ICMBIO, Wagner Elias Chefe do Parque Nacional de Jijoca de Jericoacara e Carlinhos Educador Ambiental.
Eles nos apresentaram uma proposta de elaboração de um Projeto de Educação Ambiental que irá abranger as escolas do Preá - Cruz, Guriu - Camocim e Jijoca, que se encontram no entorno do Parque Nacional de Jijoca de Jericoacara.



A Secretaria do Meio Ambiente irá formalizar uma parceria, através de um Termo de Cooperação Técnica e colaborará na elaboração e na execução do Projeto de Abril a Dezembro de 2011.