quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cruz Recebe o Selo Municipio Verde 2010

O Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM) divulgou a pontuação dos 33 municípios que chegaram à avaliação da última etapa do programa para serem certificados com o Selo Município Verde. Das 33 cidades finalistas, somente 12 foram certificadas com o categoria Selo “B” e o restante com categoria “C”. Até hoje nenhuma cidade, desde quando a premiação foi instituída, conseguiu obter o Selo categoria A. Esta é a 7ª edição do programa.




Este ano, dos 137 municípios inscritos, 33 chegaram ao último nível de avaliação, quando os técnicos fazem visita “in loco”, já que tais cidades obtiveram Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) suficiente para ensejar avaliação no local.

A relação dos municípios por nível de classificação é a seguinte: Com o Selo Categoria “B” as cidades: Caucaia obteve a maior pontução no ISA, seguem mais 11 municípios não necessariamente, pela ordem de pontuação do ISA, mas agraciados com a certificação Selo categoria “B”: Crato, Itaitinga, Sobral, Novo Oriente, Fortaleza, Maracanaú, Croatá, General Sampaio, Cruz, Crateús e Pacoti.



Os demais municípios, num total de 21, conseguiram obter o Selo categoria “C”. São eles: Acaraú, Barreira, Ibiapina, Missão Velha, Pacatuba, Apuiarés, Jardim, Campos Sales, Beberibe, Várzea Alegre, Massapê, Quixeramobim, Ocara, Juazeiro do Norte, Icapuí, Morada Nova, Lavras da Mangabeira, Itarema, Maranguape, Tianguá e Bela Cruz.

A solenidade de entrega dos certificados ocorreu ontem (22.12) às 18:30, no Seara Hotel (Fortaleza/CE), com a presença de dirigentes dos órgãos que integram o Comitê Gestor e da presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Tereza Farias.

O Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Cruz, Marcelo Brandão Pessoa e técnicos estiveram presentes na cerimônia de entrega do Selo. O Município de Cruz permaneceu na mesma categoria no Selo, categoria “B” (dentre os municipios certificados da Região do Vale do Acaraú, Cruz foi o úcico que atingiu essa categoria) e vem sendo certificado desde a primeira edição do Programa de Certificação Ambiental, em 2004.