terça-feira, 31 de agosto de 2010

2º Encontro do Curso de Formação de Educadores Ambientais

O Curso de Formação de Educadores Ambientais é ofertado ao municípios do Estado do Ceará pelo Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM. Tem como principal objetivo capacitar os professores das escolas municipais sobre temas referentes ao Meio Ambiente, para que os mesmos multipliquem o conhecimento adquirido para seus alunos. A turma é composta por quarenta e cinco pessoas, sendo dois representantes de cada escola municipal. O material didático é formado por cinco módulos, sendo: 1- Educação Ambiental, 2- Sociedade, Cultura e Natureza Ética e Cidadania, 3- Saneamento Ambiental e Infraestrutura, 4- Legislação e Gestão Ambiental, 5- Mudanças Climáticas e Ambientais.


Neste segundo encontro, foi abordado o módulo III Saneamento Ambiental, o ministrante foi o Sr. José Bezerra de Sousa Júnior que tem formação acadêmica na área e é o articulador da Agenda 21 do Estado. Contamos com a presença de trinta e oito alunos, iniciamos às 13:30h com as palavras do Prefeito Jonas Muniz e encerramos as 17:00h. O ministrante abordou os quatro eixos do saneamento ambiental: água, lixo, escoamento e saúde. Foi apresentado vídeos, slide, fotos.
Na oportunidade explanei sobre os principais projetos da Secretaria do Meio Ambiente que acompanho e estão em andamento, tais como: Pela Vida, Pelo verde (distribuição de mudas aos recém-nascidos), Pega Pilhas (recolhimento de pilhas e baterias) e Oficina de Papel Reciclado, neste ultimo elaboramos um calendário onde foi estabelecido o desafio de aplicarmos a oficina de papel em dez escolas municipais ate o final do ano.
Todos gostaram muito da experiencia, o José Bezerra possui um conhecimento vasto e uma facilidade imensa de transmiti-lo. Restam ainda dois encontros para a conclusão do curso, onde os cursantes terão como tarefa de conclusão a elaboração de um projeto a ser aplicado em sua escola.

REUNIÃO COM OS COORDENADORES AMBIENTAIS ESCOLARES SOBRE O PLANO DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

A Coordenação do Programa de Educação Ambiental juntos as Escolas Públicas do Município de Cruz esteve reunida durante a manhã do dia 24 de agosto do ano em curso com os coordenadores de meio ambiente das escolas para traçar o plano de ação para a educação ambiental no segundo semestre letivo. Estiverem presentes no encontro os Secretários de Meio Ambiente, Educação, Secretária de Cultura do Município e representante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos de Sobral – COGERH.
A abertura do encontro deu-se inicio com a composição da mesa pelas autoridades presentes e com o uso da palavra destacaram o momento em que as escolas do Município recebiam o material informativo sobre o Meio Ambiente através da Cartilha Conhecendo o Meio Ambiente do Meu Município, Cruz /Ce e das cartilhas educativas que abordam sobre as bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú, bacias estas em que o Município de Cruz está inserido e que deve servir de material didático para ser trabalhado junto aos alunos para melhor conhecerem sobre estas duas bacias e a informação que as escolas passarão a ter sobre o meio ambiente local, através da cartilha lançada, destacaram as autoridades em suas falas.
Em seguida as técnicas das Secretarias de Educação e Meio Ambiente apresentaram a pauta do encontro lembrando que todas as escolas Municipais ali presentes, bem como seus anexos receberam os exemplares das cartilhas sobre as bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú e a Cartilha Conhecendo o Meio Ambiente do Município de Cruz, material este que servirá de subsídio nos planejamentos dos professores para abordarem sobre o conhecimento do meio ambiente local com a finalidade de conhecer para melhor preservar. A idealizadora da Cartilha fez uma apresentação do material para os coordenadores presentes e como reconhecimento pela elaboração do trabalho o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Brandão entregou a educadora ambiental, Maria José, uma medalha dos 25 anos de emancipação política do Município de Cruz, ano este em que foi lançada a cartilha supra citada. As autoridades presentes receberam também alguns exemplares do material que foi entregue para as escolas como reconhecimento das suas participações no encontro.
A Senhora Kamylle Prado representando a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH de Sobral palestrou sobre a importância dos Recursos Hídricos e suas Bacias Hidrográficas, destacando o papel que os Comitês de Bacias tem junto a gestão das águas e destacou o material das cartilhas educativas que abordam as bacias dos rios Acaraú e Coreaú e que as escolas terão a oportunidade de trabalhar com os alunos. Por fim, falou do papel da COGERH no gerenciamento dos Recursos Hídricos no Estado do Ceará.
Tivemos um intervalo para um lanche e na seqüência foi apresentado o plano de ação da educação ambiental para as escolas trabalharem no segundo semestre letivo destacando a atualização das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM – VIDA que as escolas deverão atualizar a partir do mês de setembro, indicador este que será avaliado para o Selo Unicef. O Secretário de educação, Raimundo Otávio em sua fala lembrou que as ações para a educação ambiental serão uma continuidade do plano de ação do primeiro semestre letivo e que para isso as escolas deverão acompanhar de melhor forma para que estas sejam dadas seqüência, destacou as hortas nas escolas também como prioridade, assim como as COM – VIDAS.
A educadora ambiental, Maria José destacou a importância das COM - VIDAS para as escolas como pré – requisito para a inscrição no Selo Escola Verde, certificação ambiental para as escolas do Município de Cruz a partir do ano de 2011.
A tarde foi colocado em prática umas das ações do plano para a educação ambiental no segundo semestre como a formação dos educadores ambientais ministrado pelo CONPAM na pessoa do José Bezerra de Sousa Júnior.
Segue em anexo: o plano de ação para o segundo semestre para a educação ambiental; pauta do encontro; lista de freqüência dos participantes; texto que fala sobre as COM – VIDAS nas Escolas; Relação das escolas e seus anexos que receberam as cartilhas sobre o meio ambiente do Município de Cruz e a cartilha educativa das bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú.
Encerramos com um almoço de confraternização para os participantes.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cruz participa do I ENCONTRO DE PREFEITOS DOS MUNICÍPIOS DA ORLA MARÍTIMA DO CEARÁ

O encontro contará com a presença dos Prefeitos (as), Presidentes dos COMDEMAs, Assessores Técnicos indicados como responsáveis pelo PROJETO ORLA / CERTIFICAÇÃO PRAIA LIMPA, no Município. A Orla marítima do Ceará é composta por 20 municípios cearenses que possuem orla em seus territórios, a saber: Icapuí, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Aquiraz, Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairí, Itapipoca, Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha, sendo que destes, já foram elaborados o Plano de Gestão Integrada para o município de Beberibe, Icapuí e Fortaleza.


A Coordenação do Projeto ORLA/CE, constituída pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM e Superintendência do Patrimônio da União no Ceará – SPU / CE, organizadores do evento a ser realizado no dia 03 de agosto, no Condomínio Espiritual Uirapuru - CEU, Av. Alberto Craveiro, 222, Bairro - Castelão, Fortaleza /Ce, quando serão tratadas questões relacionadas à adesão e participação do Município no PROJETO ORLA e na CERTIFICAÇÃO PRAIA LIMPA, criada pela Lei nº. 13.892/07, com o objetivo de incentivar as municipalidades para a adoção de medidas efetivas de proteção das praias e aplicabilidade dos
instrumentos da política do meio ambiente de forma a garantir a proteção, conservação e restauração do patrimônio natural.
O Projeto Orla, é uma iniciativa inovadora do Ministério do Meio Ambiente - MMA, em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União - SPU, que busca contribuir, em escala nacional, para aplicação de diretrizes gerais de disciplinamento de uso e ocupação da orla marítima. Este projeto vem ao encontro dos objetivos do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro - GERCO, através do fortalecimento de iniciativas voltadas ao ordenamento da faixa costeira do estado. O projeto visa compatibilizar a política ambiental e patrimonial do governo federal no trato dos espaços litorâneos e descentralizar a gestão da orla marítima através de processo de capacitação de gestores locais para elaboração e implementação de Planos de Intervenção nessas áreas. Tem como objetivo o fortalecimento da capacidade de atuação e a articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla; o desenvolvimento de mecanismos institucionais de mobilização social para sua gestão integrada e o estímulo de atividades sócio-econômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável das áreas litorâneas.
A estratégia de descentralização das políticas públicas visando repassar atribuições de gestão da orla, atualmente do governo federal para a esfera do município, amplia a capacidade de gestão ambiental do município e estimula a gestão compartilhada da região costeira e a resolução de conflitos.
A Coordenação Estadual do Projeto no Ceará é exercida conjuntamente pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM e a Gerência do Patrimônio da União-GRPU. Com a função de apoiar a Coordenação Estadual na implementação das ações do Projeto Orla, deverá ser formalizado por Ato normativo estadual, a Comissão Técnica Estadual - CTE formada pelas Secretarias Estaduais afins e representantes de Instituições das demais esferas Governamentais, bem como da sociedade Civil.
O Centro de Informação e Documentação Ambiental do Município de Cruz localizado na Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Inês de Farias recebeu na manhã de Quinta – Feira, dia 29 de julho, os Secretários de Meio Ambiente dos Municípios de Cruz, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Itarema, Marco e Morrinhos para o II Encontro do Fórum Ambiental do Baixo Acaraú – FABA.
O encontro tem como objetivo o fortalecimento das Políticas Públicas Municipais de Meio Ambiente. Na abertura do encontro foi apresentado pelos técnicos da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do Município de Cruz as Cartilhas: Conhecendo o Meio Ambiente do Meu Município, Cruz / Ce; Naná e Dudu, Cuidando da bacia do Coreaú; Gugu e Juju, cuidando do Acaraú, material este que será trabalhado com as Escolas Públicas Municipais como fonte de pesquisa sobre o meio ambiente local, conhecer para preservar. As discussões sobre a legitimidade do fórum ambiental do Baixo Acaraú, o Viveiro Regional de Mudas e outras informações ambientais fizeram parte das discussões da pauta.